“Mediocridade é o pior inimigo da plenitude” – Provérbio Nórdico
Bom dia meus caros colegas, amigos e leitores! Hoje trago um assunto muito pertinente e que tem feito parte da vida de muita gente que está ao meu redor. Quem aqui nunca passou por situações de questionamento sobre “o que eu estou fazendo de diferente na minha vida”?
A maioria das pessoas nunca será verdadeiramente bem-sucedida, pois a atração pela mediocridade é muito forte. Desde cedo engolimos o lixo social de que precisamos ser bons em tudo. Não podemos falhar ou fazer aquilo que amamos. Precisamos tirar todas as notas na média para podermos ser aprovados em nossos primeiros desafios. Estranho? Esse é o método mais comum de ensino. Desde cedo aprendemos a sermos medíocres.
Se você não estiver disposto a falhar, garanto que ficará na média na melhor das hipóteses. Se você quer crescer em uma versão extraordinária de si mesmo, você deve estar disposto a falhar – muito. Falhas vêm com perdas e aprendemos muito mais com as perdas.
O fracasso traz humildade. Desenvolve seu melhor personagem. Isso ajuda você a rir de seus erros e não levar as coisas tão a sério.
Agora imagine você sentado em um radiador (aquela peça que esquenta no carro, sabe?). Em alguns segundos, você sentirá calor intenso no bumbum, saltará, amaldiçoará todos os que estiverem em volta e depois se sentará em outro lugar. E você ficará bem, com o bumbum mais fresco.
Agora imagine que você está em um quarto desconfortavelmente quente. Mas você está se sentindo preguiçoso, e o desconforto não é suficiente para você se levantar e abrir a janela ou tomar um copo bem gelado de cerv… água. Então você fica desconfortável por horas…perde o sono, reclama do calor, reclama do quarto, reclama da vida… o incrível é que MUITAS PESSOAS vivem suas vidas assim. Não se incomodando o suficiente para fazer algo sobre isso que está acontecendo.
Recentemente fiz um curso de autoconhecimento (recomendo a todos) que me fez refletir sobre algumas ferramentas básicas para sair da mediocridade. A menos que você conheça alguns truques inteligentes (abordados abaixo), a mediocridade fará com que você seja complacente, vítima e uma pessoa medíocre (forte, né?).
Faça um teste simples consigo mesmo para saber como está sua vida agora. O que você está fazendo pode ser agrupado em três categorias básicas: horrível, medíocre e ótimo. Vamos ao teste: Quando alguém lhe pergunta “Como você está?”, O que você costuma responder?
Uma Pessoa Horrível:
- Bom dia pra quem?
- Nossa, nem me pergunte…
Alguém Medíocre:
- Nada mal
- Tudo bem
- De boa
- Tá bom
- Poderia ser pior né?
- Levando
- Tipo ontem
Uma Pessoa Ótima
- Incrível!!! E você??
- Ótimo!!! E você?
- Cheio de energia!! Muito grato!! E você??
Divirta-se com isso! Um dia, observe quantas pessoas respondem em cada zona 🙂 Esse exemplinho parece bastante óbvio e arbitrário, mas você verá em um segundo como isso é útil. E como vimos no começo … medíocre às vezes pode ser pior do que horrível, porque isso não obriga você a agir. Não é ótimo, mas não é doloroso o suficiente para você se levantar e fazer algo sobre isso.
Lembra do texto que escrevi “Se a vida te der um limão, faça uma limonada”? O Victorio, um rapaz sagaz e cheio de energia tinha acabado de ser diagnosticado com um tumor, passava por um período turbulento na vida fazendo tratamentos sobre sua saúde, muito descrente das pessoas ao seu redor e ainda com problemas pessoais e profissionais graves. Se ele levasse uma vida medíocre, muito provavelmente entregaria-se para os problemas. Mas ele é um vencedor, e vencedores não se contentam com a média. E o que me chamou mais a atenção foi, quando perguntei a ele como ele estava, sua resposta: “Fantástico, cada dia melhor!”. Incrível, né?
Então eu pensei um pouco e percebi o que quero fazer para minha vida e tenho notado que eu estou me divertindo cada vez mais e curtindo meus momentos de vida! Todos os dias são os melhores dias do mundo, se eu quiser. Basta eu dar o melhor de mim com as ferramentas e as condições que tenho hoje! E se a minha melhor versão hoje fluir, então a de amanhã será melhor ainda!
E há sempre algo excitante acontecendo em nossas vidas, mas às vezes fechamos as nossas portas para oportunidades incríveis! Minha vida é incrível, tenho tomado decisões muito sábias, feito aula de teatro (incrível como eu amo isso), aprendendo a tocar um instrumento musical (ukulele, é dificíl!), fazendo viagens inesperadas, agradecendo todas as pessoas mal humoradas (e as bem humoradas também), levando a vida de uma forma mais leve e com muita gratidão por tudo! Afinal, que problema eu não consigo resolver? A vida é uma gratidão.
ENTÃO, COMO ESCAPAR DA MEDIOCRIDADE?
Então você está indo bem, se divertindo. Sua vida não é horrível, mas também não é tão boa assim. Como você se dá esse pontapé no bumbum para se motivar para tornar sua vida ótima?
Tudo se resume ao princípio da dor e do prazer. Mediocridade é uma armadilha insidiosa e horrível, porque não te dá o desconforto de mexer e mudar. Sentar-se num radiador fará com que você se mova em poucos segundos, por causa da dor intensa que o motiva a mudar suas circunstâncias. E um ou dois minutos depois você está bem. No entanto, você pode se sentar em um quarto desconfortavelmente quente por horas.
Mesmo com uma vida medíocre – que você pode ficar preso por anos, vivendo uma boa existência. Não é algo que faça você pular para fora da cama às 5 da manhã, mas ao mesmo tempo não é doloroso o suficiente para fazer você pular e gritar “EU VOU MUDAR O MUNDO!!!”
É TUDO SOBRE MOTIVAÇÃO EMOCIONAL
Você pode pensar nas razões lógicas para mudar o dia todo. Mas a motivação vem do fundo do seu intestino – das suas emoções. A chave para aumentar sua motivação não é encontrar mais razões lógicas. A chave é começar a imaginar o quão grande será a sua vida se você mudar e quão horrível será se você continuar do jeito que você está indo, até você pular e gritar “VOU MUDAR PORRA!”
Aumente a dor e o prazer relativos (não pule isso)
Tire alguns momentos para responder às seguintes perguntas e realmente imagine as respostas. Isso por si só lhe dará um poderoso pontapé motivacional no vagabundo ai dentro para movê-lo em direção à grandeza. E fazer isso agora vai levar esse princípio para dentro do seu subconsciente, para que você possa se beneficiar dele mais tarde. (Eu quero que você tire algo real da leitura deste artigo.)
Ok, vamos começar:
…
O que mudaria em você? Como seria sua vida “ótima”?
Tire alguns momentos para imaginá-lo. Ganhar dinheiro fazendo algo que você ama. Passar tempo livre fazendo algo que você ama. Estar com pessoas que você adora sair. Imagine tudo isso agora.
…
Ok, agora volte.
Agora, reserve alguns momentos para imaginar como será sua vida se continuar vivendo na mediocridade. Mantendo um trabalho “ok”. Vivendo uma vida “ok”. Onde você estará daqui a 20 anos, se continuar vivendo assim?
Agora imagine estar no seu leito de morte, pensando no filme da sua vida toda atrás de você. Como você se sentirá se viver uma vida alinhada com seus valores fundamentais? O que você terá conseguido?
Que tal uma vida medíocre? O que você verá quando chegar ao seu leito de morte? Como terá sido sua vida? Você ficaria feliz com isso?
Escapar da mediocridade é sobre o que você quer
Viver uma ótima vida não significa influenciar milhões de pessoas ou ser famoso ou ser super-rico. Pelo menos não para todos.
Viver uma vida ótima é viver em alinhamento com seus valores. Fazendo algo que você ama. Enriquecendo a sua alma com boas energias!
Uma ótima vida é quando você acorda animado todas as manhãs e adormece satisfeito todas as noites. Uma ótima vida é quando você sabe que tem feito um ótimo trabalho todos os dias, a cada semana … e que você está realmente vivendo a vida que deseja.
Não vale a pena mudar isso? Enfrentando um pouco de desconforto?
Isso é com você para responder. Porque no final, sua vida não mudará até que você queira mudar.
Daniel Neves – www.estudiocarreira.com.br