O canal para o seu sucesso!

Quando a vida lhe der limões: uma lição de um copo de limonada

Fala galera, tudo bem? Mais um texto profundo, de dentro do âmago da alma que tenho a oportunidade de escrever e compartilhar com vocês. Ontem conheci um rapaz, na fila do supermercado, e fiquei pensando em nossa conversa que será a guia desse texto. Uma inspiração. Victorio, 28 anos, tão bom filho quanto amigo, bem relacionado e com uma energia incrível. Além de ser um rapaz intelectual e respeitoso, tem uma intensidade muito forte. Um idealista e sonhador.

Recentemente passou por uma provação: sofreu um acidente. Foi um período de descobertas, novas e antigas, sobre seu eu interior, seu ego, suas escolhas e uma série de arrependimentos dos comportamentos. Em pouco tempo, tudo que estava bem, ruiu. Depressão acentuada, insatisfação com a vida, com si próprio, com os relacionamentos, com o trabalho e com a família.

Me disse que há alguns dias atrás fez uma entrevista no lugar dos sonhos e, por um instante, o seu coração parou de bater quando no mesmo instante ouviu: “Obrigado por chegar até a entrevista final, somos realmente gratos pelo seu empenho, mas não temos posições abertas no momento”. Foi isso: o momento da verdade. A verdade é que ele NÃO CONSEGUIU. A verdade era que, embora ele tivesse trabalhado duro e feito o que podia, no final, essa oportunidade não estava no seu destino.

As lágrimas não vieram inicialmente. Na verdade, o primeiro pensamento foi honesto: “Ok. Bem, isso não funcionou. Basta pensar em um novo plano! Existem outros lugares por ai”. Pouco tempo depois as lágrimas vieram, quando a negatividade começou a encher sua cabeça:

VOCÊ NÃO É BOM O SUFICIENTE.

VOCÊ É UM MERDA.

VOCÊ ESTÁ SOZINHO.

TODAS AQUELAS HORAS DE PREPARAÇÃO, E É ISSO QUE VOCÊ RECEBE?

VOCÊ FALHOU.

Aquelas palavras pareciam atormentar sua alma, enchendo a mente com a familiar nuvem escura de inseguranças e negatividade, conduzindo ao igualmente familiar passeio colossal de ansiedade, ampliando e desviando dos problemas, tirando o controle até de seu corpo, levando-o a exaustão completa, depois mais depressão e apatia letárgica.

Sentindo-se abandonado pelas pessoas, em quem acreditava nas palavras vazias de seres tão vazios quanto elas, e pela própria essência: tratou de julgar a sua trajetória como uma vítima.

Este era Victorio de segunda a segunda. Exceto quando as pessoas perguntavam a pergunta de milhões de dólares: “Como você está indo?”, respondidas com a resposta de um milhão e um dólar: “Estou bem!”. Como se, talvez, ele pudesse mentir para elas, ou também mentir para si mesmo. Ou tentar de alguma forma convencer o cérebro de que estava bem, e que a vida estava bem.

Uma sequência de erros e o presente de grego da vida: limões. Azedos. Que no mesmo instante me ocasionou a frase antiga da minha avó: Victorio, quando a vida lhe der limões, faça uma limonada!

No mesmo instante ele riu e disse: “Muito engraçado. Eu entendo. Eu deveria ser grato e feliz.”. Na verdade ele não precisa disso, ele só precisa fazer a limonada. Por mais que ele não queira “fazer limonada”. Tudo o que ele queria era pensar sobre o futuro e perguntar-se o que diabos ele deveria fazer com a vida agora que ela jogou esse limão na sua cara.

Pouco tempo depois, apreensivo com tudo na vida, recebeu a notícia de que tinha um tumor no seu cérebro. Um tumor. Parecia que ele estava debaixo de um limoeiro maduro e todo o peso do mundo caindo sobre sua cabeça. E eu surpreso com a notícia que ele me passará, vi em sua alma o otimismo e a nova forma de encarar os problemas. Em paz, pleno e consciente de que tudo é momento.

E essa história mexeu comigo. A VIDA SEMPRE TE DARÁ LIMÕES. Às vezes esses limões serão doces e deliciosos, e não exigirá que você faça muito. Às vezes, porém, esses limões podem ser um pouco azedos. Não importa. VOCÊ AINDA CONSEGUE FAZER A LIMONADA. Você é o criador de limonada. Você vai fazer a limonada deliciosa e boa, ou deixá-la amarga e azeda? A escolha é sua.

A vida acontece. Coisas boas acontecem. Coisas ruins acontecem. Mas não é a situação que define você. Não é o julgamento que determina que “você é um saco”, “você trabalhou por nada”, “um péssimo namorado” ou que “você é um fracasso”.

O que realmente determina isso é como você se vê, e como você lida com o que a vida lhe entrega. Curiosamente, quando a vida lhe dá “limonadas doces” em uma bandeja de prata, guarnecida com açúcar extra e até mesmo gelo, figurativamente falando, às vezes nós tomamos isso por garantido. Às vezes, nos esquecemos de quão duro foi conquistar isso. A famosa gratidão – que esquecemos de praticar por tudo e todos que passam em nossa estrada.

Mas quando a vida lhe dá limões amargos, você tem que decidir fazê-los doce. E isso pode ser difícil. Pode ser difícil aproveitar a vida quando sentir falta de sua mãe, seu pai e seus irmãos, parentes, amigos e companheiros. É difícil desfrutar quando você não consegue aquele emprego, quando problemas financeiros estão estressando você, quando se sente sozinho, ou quando você sente que não está recebendo a resposta do universo para sua oração. É difícil quando alguém te machuca, ou quando você sente que foi destruído, colocado tão para baixo que você não sabe como sair dessa situação, MAS VOCÊ PODE E DEVE SE LEVANTAR DE NOVO.

Nos momentos de provação aprendemos a lidar com todos os desafios. Ninguém é perfeito. Todos temos dias ruins. Não tenho certeza se a maioria das pessoas percebe isso. Ainda somos humanos. Sentiremos momentos de raiva, ficaremos irritados ou sentiremos que não somos agradáveis de estar por perto. Saudade, luto e outros sentimentos podem acontecer, eles fazem parte da jornada. E você não precisa superar tudo isso.

MAS PODE SE TORNAR MAIS FORTE.

ESTAR NO CONTROLE DA VIDA E DAS EMOÇÕES.

FAZER SUA LIMONADA DOCE.

Todos nós passaremos por por muitas coisas e tenha sempre ao lado AQUELAS pessoas que realmente o amam e o respeitam. Aquelas que colocam o amor em tudo por você. Amigos, familia, companheir@s. Todos que te ajudarão a se encontrar. E os momentos ruíns, as experiências equivocadas e os desvios comportamentais são só passagens.

Esses momentos NÃO me definem.

E esses momentos não definem você.

Seja o que for que você tenha passado, o que você está passando, ou o que você vai passar não pode defini-lo, a menos que você o permita.

VOCÊ TOMA AS DECISÕES.

VOCÊ FAZ A VIDA BOA.

VOCÊ FAZ A VIDA FELIZ.

E Victório fechou nossa conversa dizendo: Nunca esqueça o poder que foi dado dentro de você para superar as coisas difíceis. Seja protagonista. Você consegue o emprego que quiser, os amigos que quiser e a vida que quiser.

Quando a vida lhe der limões, quão doce será a sua limonada?

Daniel Neves – Leia mais em www.estudiocarreira.com.br

Comentários

Comentários estão fechados.