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O que eu gostaria de ter escutado no começo da minha carreira?

Fala galera!!!! Hoje venho compartilhar um pouco dos meus sentimentos e conselhos que gostaria de ter escutado no começo da minha carreira. Vamos começar com um exercício fictício… tanto hoje quanto no futuro, ao completarmos 50 anos, cada um receberá um ingresso para uma máquina do tempo e, apenas uma vez, poderemos voltar no tempo e conversar com nossos eus no começo da carreira. Essa viagem no tempo será cara e causará estragos nos programas de milhagem. Então, haverá apenas UMA viagem. E quando ela acontecer, o que diríamos para nós mesmos? Que conselho daríamos? Eu sempre desejei poder fazer isso. Só uma vez. Então, caso a máquina do tempo apareça, este é o conselho de carreira que eu daria ao meu eu de 19 anos:

1. UMA CARREIRA É UMA MARATONA, NÃO UMA CORRIDA:

Calafrio.Quando somos mais jovens, tendemos a ser impacientes. Conforme você envelhece, percebe que não há pressa real. A vida e as carreiras que buscamos para pagar as contas precisam ser abordadas em longo prazo. Se você correr, vai se desgastar ou começar a se ressentir do trabalho que você gostava anteriormente. Permita-se dar tempo para respirar e crescer. As coisas virão se você trabalhar duro e se permitir tempo para ficar bom nas coisas. Sempre correndo só deixa você vazio e cansado. Mantendo uma cadência em sua jornada, você terá tempo suficiente para observar tudo ao seu redor com mais detalhes e valorizará aquilo que perdeu enquanto corria.

2. O SUCESSO E A REFERÊNCIA VÊM COM REPETIÇÃO

O brilhante livro de Malcolm Gladwell, Outliers, foi publicado, promovendo a ideia de que você precisa gastar 10.000 horas em algo para se tornar verdadeiramente especialista nisso. Isso se aplicava aos Beatles e seus shows em Hamburgo e Bill Gates, que, através de uma série de acidentes fortuitos, acabava passando mais tempo do que quase todo mundo em um computador.

A lição aqui é ficar bom nas coisas, dar consistência, antes de tentar passar para a próxima etapa. A especialização genuína pertence a uma elite de poucos. Eles raramente têm superpoderes. Eles costumam ter paciência e têm uma visão de longo prazo. Eles também amam o que fazem. Então quando você encontrar isso, não deixe passar.

3. O TRABALHO É IMPORTANTE, MAS A VIDA É MUITO MAIS

Se o trabalho fosse realmente tão grande, maior que a vida, todas as pessoas ricas teriam empregos e está bem estabelecido que quase ninguém lamenta em seu leito de morte que não passou tempo suficiente no escritório. Isso parece óbvio. Ainda assim, deixamos que circunstâncias planejadas do nosso trabalho e questões triviais daquelas reuniões até altas horas da madrugada nos impeçam de eventos importantes, como um jantar com o amad@, filh@s e suas apresentações, aquele futebol com os coleg@s e ou até mesmo um momento único com a família. Eu gostaria que alguém tivesse me instruído sobre essas prioridades logo cedo. Eu consigo me lembrar com exatidão todos os compromissos que perdi pela alta priorização ao trabalho.

4. NO DIA A DIA DO TRABALHO, SEJA UM ADULTO MADURO DE 35 ANOS

Uma recrutadora me deu esse conselho há alguns anos. É bem inspirador. O que ela quis dizer foi que, quando você é jovem no trabalho não deve agir como um novato – juventude e noviço são diferentes! Se você for inteligente e competente (não tenho dúvida que seja!), progrida e faça o que for capaz para entregar o seu trabalho de forma madura. E se você já é mais experiente não aja como um rabugento. Faça o seu dia uma alegria com a energia jovem. Ou seja, mais novos ou mais vividos, tenha sempre a idade de 35 anos no seu dia a dia. Para citar uma canção famosa de Frank Sinatra: “Você tem 35 anos e essa é uma idade ótima”.

5. GESTÃO É SOBRE PESSOAS E NÃO SOBRE “COISAS”

É fácil cair na armadilha de acreditar que todas as pessoas são iguais, se comportam da mesma forma todos os dias e têm uma capacidade genérica de realizar. Humanos simplesmente não são feitos assim. O guru dos negócios, Jack Welch, diz que a força de trabalho é composta por 20% das pessoas com alto desempenho, 10% das quais você deve se livrar e 70% que se saem bem. O problema está nos 70%. A maioria dos gerentes quer todo mundo nos 20%. Precisamos ter cuidado para não acreditar que os 70% são de baixo desempenho. Às vezes precisamos celebrar a competência das massas, não as superpotências da elite. Como gerentes, não estamos administrando as coisas, estamos capacitando as pessoas e fazendo o melhor uso de tudo o que elas trazem para a mesa.

6. GENUINAMENTE OUÇA OS OUTROS

É fácil cair na armadilha de pensar que temos todas as respostas como indivíduos. NÓS NÃO TEMOS. Como grupo, somos muito mais poderosos. Precisamos aprender a colaborar genuinamente e realmente ouvir as opiniões dos outros. E precisamos perguntar primeiro ao nosso próprio time antes de cair na armadilha de pedir respostas a consultores externos e, em seguida, tentar implementar as recomendações por cima dos talentos que já existem. Na maioria das vezes o seu próprio time já sabe qual é a resposta. Precisamos evitar que a familiaridade nos cegue para o e não enxergamos os talentos que estão ao nosso redor.

7. NUNCA TRABALHE PARA GESTORES RUINS E MALDOSOS

A vida é muito curta para tolerar chefes realmente ruins. Se você está trabalhando para um, a menos que esteja desesperado ou morrendo de fome, comece a procurar um novo emprego. Imediatamente.

8. RECONHEÇA QUE AS PESSOAS SÃO HUMANOS COM CAPACIDADE EMOCIONAL FINITA

Este conselho é um que eu realmente gostaria de ter conhecido anteriormente. Está claro para mim agora que os humanos têm uma capacidade emocional finita. Se há algo desafiador acontecendo em suas vidas pessoais, eles têm capacidade limitada para lidar com problemas no trabalho. Em quase 100% dos casos de pessoas que subitamente tiveram desempenho inferior no trabalho, isso não tem nada a ver com o trabalho. Quando pessoas boas têm problemas, os gerentes e as empresas precisam carregá-los. Esta deve ser uma missão pessoal. Se aprendermos a levar as pessoas quando elas mais precisam, nos tornamos uma comunidade mais forte e capacitamos as pessoas de maneiras que provavelmente não podemos imaginar quando somos jovens. Um funcionário que estava destruído e volta revigorado é a força mais poderosa de uma corporação. Eles se tornam uma versão ligeiramente melhor de si mesmos sem a necessidade daqueles feedbacks destrutivos.

9. COMEMORE E PERMEIE À DIVERSIDADE

A diversidade traz riqueza aos nossos locais de trabalho, o que beneficia a todos nós. Qualquer ela seja, raça, credo, cor, gênero, opção sexual, origem, diferentes pensamentos…. a diversidade é onde a magia começa.

10. ENTENDA O SEU NEGÓCIO, DE PONTA A PONTA

Adoro a história da visita do presidente JF Kennedy à Nasa, durante a qual ele perguntou a um faxineiro qual era seu trabalho. O faxineiro respondeu que ele enviou foguetes para a lua. Todos nós devemos nos sentir parte do que nossas organizações realmente fazem. Devemos dedicar um tempo para nos sentirmos conectados com os verdadeiros objetivos da nossa empresa. Não espere que alguém lhe diga algo ou lamente que a comunicação interna é uma porcaria. Descubra por si mesmo.

11. TRABALHE EM UM LUGAR ONDE VOCÊ TENHA AMIGOS

Você vai gastar muito tempo no trabalho. Você deve trabalhar com pessoas que você gosta. Eu costumava ser um pouco cético sobre uma pergunta em pesquisas de engajamento perguntando às pessoas se elas tinham um “melhor amigo” no trabalho. Eu percebo agora que o trabalho é muito melhor se você estiver entre amigos. As pessoas mais felizes são aquelas que fazem coisas pelas quais são apaixonadas por pessoas de quem realmente gostam. Além disso, se você perceber que assumiu um desafio que você odeia, abandone-o rapidamente. Sua carreira pode sobreviver a alguns desvios bem intencionados e caminhos errados.

12. JAMAIS (JAMAIS!!!!) SACRIFIQUE SEUS VALORES E ÉTICA POR QUALQUER MOTIVO

Crucial para a felicidade no trabalho é o alinhamento de valores. Se você trabalha em algum lugar que comprometa sua ética e valores pessoais, saia de lá o mais rápido que puder. Boas pessoas ficarão nervosas com coisas que não parecem certas. Se não parece certo, provavelmente não é. Coisas ruins só se manifestam quando pessoas boas não se posicionam.

13. RECONHEÇA QUE FRACASSO É APRENDIZADO

Por mais bizarro que pareça, fracassar não é fracasso. Os pesquisadores reconhecem que o fracasso é apenas parte de um processo para eliminar opções malsucedidas. Para citar Woody de Toy Story, quando cometemos alguns erros, não estamos falhando, apenas caindo – com estilo. Até mesmo princesas de conto de fadas reconhecem que você precisa beijar muitos sapos antes de encontrar um belo príncipe. Thomas Edison articulou melhor: “Eu não falhei. Acabei de encontrar 10 mil maneiras de não trabalhar”. Se temermos o fracasso, tendemos a adotar uma abordagem minimalista em nossos trabalhos e nas oportunidades que nos rodeiam. Assuma alguns riscos. Às vezes, falhar espetacularmente é a melhor evidência de que estamos vivos, humanos e sérios sobre aspirar ao extraordinário. Não há valor em ser comum quando você tem a capacidade de ser notável.

Agora, se você pudesse voltar no tempo, o que falaria?

Por Daniel Neves – www;estudiocarreira.com.br

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