O canal para o seu sucesso!

Como responder “Me conte mais sobre você” em uma entrevista?

Meu povo e minha pova! Quem nunca passou por um processo seletivo e se deparou com a pergunta “Me conta um pouco sobre você”? E essa é uma das perguntas da entrevista que mais intimida os candidatos e que a maioria dos entrevistadores considera fácil. Parece simples – mas, como todo candidato sabe, não é tão simples assim. O que querem saber? Eles estão procurando por uma história completa de você? Eles querem saber sobre sua personalidade e vida pessoal, ou estritamente no trabalho? Devo falar em 30 segundos ou fazer um romance sobre a minha vida? Felizmente trago a você uma maneira bem simples de abordar essa questão. Abaixo veja como responder essa pergunta durante uma entrevista de emprego.

ENTENDA O QUE O ENTREVISTADOR ESTÁ PROCURANDO: “Conte-me sobre você” não significa “me fala sua história completa desde o nascimento até hoje”. Também não significa “me passe pelo seu histórico de trabalho”. NA REALIDADE significa “me dê uma visão geral de quem você é como profissional.”

Você pode se perguntar por que os entrevistadores fazem essa pergunta; afinal, eles têm seu currículo! Se eles já leram, eles já conhecem sua experiência profissional. (E pessoalmente, eu não uso essa questão, em grande parte por essa razão; eu simplesmente não acho isso muito útil.) Mas os entrevistadores que fazem essa pergunta geralmente buscam uma visão geral de como você se vê como profissional, como uma espécie de introdução antes de começar a mergulhar mais profundamente nos detalhes. Alguns entrevistadores, ironicamente, até veem essa questão como uma pergunta do quebra-gelo que ajudará os candidatos a relaxar.

ENTÃO O QUE EXATAMENTE EU DEVERIA RESPONDER? Os detalhes de sua resposta diferem de pessoa para pessoa, mas geralmente uma boa resposta resumirá onde você está em sua carreira, qualquer coisa diferente sobre como você aborda seu trabalho e terminará com um pouco sobre o que você está procurando em seguida.

Essa resposta precisa ser curta e explicar por que você está procurando aquela posição específica, evidenciar uma habilidade especial ou talento que você pode contribuir para ela, uma conquista impressionante que você teve, e quais desafios te motivam para a posição que você está concorrendo.

Mas não fique muito amarrado nesse formato! Este é um exemplo, mas há muitas maneiras de fazer uma breve visão geral profissional. Contanto que você esteja dando uma noção básica do que o diferencia profissionalmente – e você não está apenas regurgitando seu currículo – você deve estar bem.

SUA RESPOSTA PRECISA TER, APENAS, UM MINUTO – “Conte-me sobre você” geralmente não será uma parte importante da entrevista – é a flexibilização que acontece antes de você entrar em tópicos mais importantes, por isso não precisa ser extenso. Aproximadamente um minuto é uma boa diretriz geral.

E um minuto pode parecer muito curto, mas na verdade é muito longo quando você está falando, mas isso não quer dizer que você não pode ir além se seu entrevistador parecer interessado e engajado. Como em qualquer resposta de entrevista, observe as dicas que você está recebendo do seu entrevistador e ajuste de acordo com elas.

NÃO SE ARRASTE OU SEJA PROLIXO: Este não é o momento para explicar que você foi demitido do seu último emprego ou para confessar suas dificuldades em encontrar a carreira certa ou para reconhecer que você pode estar subqualificado. Sua resposta também não deve ser um discurso de vendas agressivo (isso é chato), mas deve ser uma boa explicação que mostre que você está  otimista e entusiasmado em relação à sua carreira e a essa posição específica.

MANTENHA FOCO PROFISSIONAL, NÃO PESSOAL: Algumas pessoas respondem com coisas como “sou originário de Salvador, mas vim para São Paulo há 15 anos” ou “sou casado há uma década e tenho dois lindos filhos”. Não faça isso nesse momento; mantenha-se profissional. Se você tem um passatempo interessante, é bom que apareça ao longo da entrevista, mas não nesse momento.

Dito isso, alguns entrevistadores podem querer conhecê-lo mais pessoalmente e não apenas ouvir sobre o trabalho. Se assim for, deixe-os perguntar! É melhor para um entrevistador ter que dizer “Conte-me mais sobre você pessoalmente” do que para você oferecer vários detalhes pessoais a um entrevistador que não estava procurando por isso.

PRATIQUE SUA RESPOSTA ANTES DA ENTREVISTA: Como sempre falo: PREPARAÇÃO É TUDO! Faça o que fizer, não tente dar asas à sua resposta a essa pergunta somente no momento! Se o fizer, é provável que você divague e não atinja os pontos-chave que deseja fazer. Em vez disso, como parte dos preparativos para a entrevista, elabore sua resposta antes do tempo e pratique dizendo em voz alta.

Muita luz em seu caminho e que tenha boa sorte!

Daniel Neves – www.estudiocarreira.com.br

Comentários

Comentários estão fechados.