A depressão é um distúrbio que é evidenciado pela tristeza excessiva, perda de interesse em coisas agradáveis e baixa motivação. É normal sentir sentimentos de tristeza e desespero em resposta a eventos adversos da vida. Principalmente no trabalho.
Falaaaa minha galera e meu galero!
Hoje é um recomeço desse sonho chamado Estúdio Carreira. Tomamos coragem e decidimos voltar com uma outra pegada, mais próxima de todos vocês! E hoje eu vou falar de uma coisa que está acontecendo, verdadeiramente. Vamos falar de depressão?
Se você está trabalhando e lutando contra a depressão, não está sozinho. Segundo a OMS estima, 5,8% da população nacional é afetada pela depressão. Mais de 12 milhões de adultos brasileiros sofrem da doença e a maioria deles está atuando no mercado (mesmo nesse pavoroso cenário econômico, talkei). O mesmo estudo estima que a mediana da idade é de 26 anos! VINTE E SEIS FUCKING ANOS!
A depressão pode causar dificuldade de concentração, levar a sentimentos de exaustão ou de se sentir sobrecarregado por suas tarefas. Enquanto alguns podem atribuir esses sintomas ao estresse no ambiente de trabalho, para mim apareceram fora do horário de trabalho e começaram a interferir em outras áreas da minha vida também.
E vou te falar…. Se não for tratada, a depressão pode ser debilitante e prejudicar seu desempenho no trabalho, fazendo com que você se torne ainda mais ansioso com relação à sua estabilidade no trabalho ou até a sua força para encarar seus problemas.
O mais fácil dos caminhos é você descontar e sobrecarregar todo o peso da sua vida nas pessoas mais próximas: seu amor, seus pais, seus amigos. MAS NINGUÉM É RESPONSÁVEL PELOS SEUS PROBLEMAS. E ELES NUNCA SERÃO (rs) É preciso ter disciplina, dia a dia, com conquistas e metas diárias para superar os desafios. Trabalhar com depressão pode parecer que você está se arrastando na lama, mas eu vou tentar dar umas estratégias para ajudá-lo a manter seu profissionalismo no trabalho enquanto enfrenta seus sintomas.
FALE COM O SEU BOSS: Enquanto muitos indivíduos e indivíduas que sofrem com a depressão tendem a ter medo de falar com seus bosses sobre sua saúde mental, devido ao medo de serem percebidos como fracos ou incapazes de fazer seu trabalho, o psicólogo Dr. Nikole Benders-Hadi diz que falar com seu gestor ou com a turma do RH é importante para criar um ambiente de trabalho que funcione para você. Ele e eu aconselhamos você a reservar um horário para falar com seu chefe, sem interrupções, para discutir os problemas que você está tendo, bem como quaisquer acomodações que você possa precisar para realizar seu trabalho. E foque mais em sua capacidade de realizar seu trabalho do que em especificidades de sintomas que você está experimentando. CRIAR UM AMBIENTE DE CONFIANÇA É FUNDAMENTAL PARA SEU DESEMPENHO.
SE CUIDA, MERMÃO: Desenvolver um bom regime de autocuidado é extremamente importante para lidar com os sintomas da depressão e ansiedade. Comer uma dieta saudável, dormir o suficiente, se exercitar e ser social são mecanismos críticos de enfrentamento. Exercícios respiratórios e meditação também podem ajudar a acalmar seu corpo quando estiver se sentindo sobrecarregado. Existem vários aplicativos disponíveis que você pode baixar e praticar durante uma pausa de trabalho para ajudá-lo a lidar ao longo do dia. Para mim, o MEDITOPIA tem funcionado muito bem!
ORGANIZE SEU DIA DE TRABALHO: Para se preparar para o dia e gerenciar seus sintomas de depressão, reserve um tempo para se organizar. Priorize tarefas, programe pausas frequentes, elimine distrações e divida projetos grandes em peças menores e mais fáceis de gerenciar, para que você possa planejar melhor o dia seguinte. Programe o seu dia com base em quando você está se sentindo melhor. Se sua produtividade é maior durante a manhã, por exemplo, talvez um horário de trabalho flexível faça com que você vá ao escritório às 7h, antes da hora do rush (eu ando de ferry boat), e produza muito ou, se você e daqueles que coloca 13 despertadores e não quer levantar de manhã, começar o mais tarde é uma solução. A chave é conhecer sua melhor situação de trabalho, onde você é mais produtivo, menos deprimido ou ansioso, e ter uma conversa aberta para ver quais arranjos de trabalho podem funcionar.
CONHEÇA SEUS MELHORES GASES (LACPUM):Entender quando você está/é mais produtivo pode ajudá-lo a superar a depressão e a ansiedade. Por exemplo: eu sou uma máquina de manhã. As tardes são mais difíceis para eu manter manter o foco, então faço tarefas importantes logo de manhã.
CONFIE NO SEU SISTEMA DE SUPORTE – AMIGOS E FAMÍLIA:A minha parte mais difícil foi aceitar ajuda. Mas resolvi abrir o jogo, pois é muito importante! “É incrivelmente importante ter apoio de alguém; seu chefe ou colegas de trabalho ou pessoas fora do local de trabalho por completo ”, diz Benders-Hadi. A depressão pode fazer você se isolar e fazer merda. Eu só comecei a melhorar quando expandi meu sistema de apoio e descobri que ele pode ser uma ferramenta valiosa no meu arsenal contra a depressão. “Muitas vezes as pessoas podem estar se sentindo sozinhas e sem apoio” diz Benders-Hadi. Tenta marcar aqueles jantares com amigos, família… jogar bola, nadar, fazer algo que tire sua cabeça do lugar que ela está! Lute contra a sua zona de conforto.
Dentre várias outras coisas, faça esportes, se alimente, procure ajuda médica, não negue sua fragilidade, perdoe-se e peça perdão, respeite seu tempo, chore e…. nunca desista de você! Se você não acreditar, você nunca vai conseguir o que quer. A depressão é um dragão que, quando alimentado por isopor, engana seus sentidos e te cria uma falsa sensação de prazer, só te deixa mais triste, mais insatisfeito e te prejudica.
Dê mais chances a você, prove a você mesmo que pode fazer mais e melhor sempre! E aos poucos você recuperará o seu espaço perdido.
Protagonize. Lute. Acredite. Pegue e Faça.
Daniel Neves
Comentários estão fechados.