Como identificar um “futuro” chefe ruim em uma entrevista?
Por Daniel Neves – www.estudiocarreira.com.br
Atente-se aos sinais e não cometa o erro de escolher o lugar onde você vai trabalhar.
Se você já trabalhou para um chefe que faz a Cersei Lannister (Game of Thrones) parecer um sonho, então você sabe que conhecer o território antes de tomar uma decisão é crucial para que você não caia em uma desgraça. Vi recentemente em uma pesquisa, quando os entrevistados foram perguntados qual personagem de “Game of Thrones” melhor descreve seu chefe, que Cersei ficou no topo como um chefe “poderoso, faminto e manipulador, mas corajoso”. Em segundo lugar, os entrevistados disseram que seu gestor correspondia às características “ambiciosas, persuasivas e conhecedoras” de Tyrion Lannister (s2) e o terceiro tipo de líder mais citado pelos entrevistados foi o Cão (Hound) (=O) com sua personalidade “entediada, irritada e de confronto”. Estranho? Nem tanto.
Quando você está se candidatando à uma posição é preciso avaliar o entrevistador tanto quanto ele está avaliando você. Se você está recebendo vibrações ruins do seu futuro chefe, é um sinal de que, mesmo que o trampo e a empresa pareçam perfeitos, pode não ser o tiro certo.
Alguns dos sinais não parecem tão óbvios quanto na série, como ser banido para a Patrulha da Noite ou ser dado a um dragão como marmita, mas há alguns sinais menos visíveis e sutis de que você está lidando com um futuro gestor ruim. Vou dar algumas dicas desse perfil que podem te ajudar em sua próxima entrevista:
ESTÃO (SEMPRE) ATRASADOS: Aqui vale o benefício da dúvida… tipo TALVEZ uma reunião tenha atrasado alguns minutos, PODE SER que estava muito trânsito ou ATÉ a impressora ficou sobrecarregada ao exibir seu currículo. As coisinhas de fato acontecem, mas se o seu entrevistador está 10 a 15 minutos atrasado (ou mais), é um sinal de que ele não é respeitoso com o seu tempo.
Isso pode ser um indicador de que ele tenha o lado egoísta em evidência, carece de boas maneiras e empatia com os outros. Uma mentalidade de que ele vai começar somente quando ELE estiver pronto, não necessariamente quando todos os outros estiverem. Respeito né galera?
NÃO ESCUTAM (AT ALL): Se você sentir que está sendo ignorado, não é um bom sinal. Seu entrevistador olha distraidamente pela janela enquanto você está falando, verifica o relógio ou o telefone, interrompe você, parece entediado ou não ter ideia do que acabou de dizer a eles?
Então, esses sinais de impaciência e desrespeito devem ser esperados se você aceitar esse desafio. IMAGINA QUE DA HORA, VOCÊ FALAR COM PAREDES NO TRABALHO?
SÃO (EXTREMAMENTE) NEGATIVOS: Se o entrevistador disser algo negativo sobre a empresa, a última pessoa que deteve o cargo ou seus colegas de trabalho o considera como um sinal de que algo não está certo. Seu chefe em potencial pode pensar que está contando informações úteis sobre a empresa e a equipe, mas pode ser uma pessoa negativa.
Se eles ficarem com raiva ou mostrarem emoções negativas, isso pode ser um sinal de alerta de que vai ficar muito pior… IMAGINA SÓ: se eles não podem manter as emoções em cheque para uma entrevista de 30 minutos ou uma hora, é provável que eles percam a paciência e o controle durante um longo dia de trabalho.
SÃO EGOCÊNTRICOS: você está lá para SER entrevistado e o futuro líder deve fazer as perguntas e escutar Se quem o entrevista só fala sobre si mesmo, ou redireciona cada conversa de volta para as realizações individuais, isso é um sinal de alerta.
Um chefe que constantemente precisa de seu ego acariciado não é alguém que você quer trabalhar. Em vez de se concentrar e apoiar a equipe, estarão constantemente buscando tranquilidade em elogios por tudo que fazem.
NÃO PARECEM BEM QUISTOS: Chegue à entrevista cinco a 10 minutos antes e observe o máximo que puder sobre a cultura do escritório enquanto espera. Como as pessoas estão interagindo? Parecem felizes e colaborativas ou miseráveis e competitivas? Se você tiver a chance, observe como seu entrevistador interage com seus subordinados diretos. Isso é um reflexo claro de como o seu futuro gestor administra a organização e prenuncia o que você pode esperar
OBRIGAD@. PRÓXIMO.: Se você já foi entrevistado e ou trabalhou para um líder tóxico, então sabe que muitas vezes a melhor maneira de evitar uma situação ruim é simplesmente dizer “não, obrigado” e seguir em frente.
Então é isso minha gente!
Gostou? Curte e compartilhe!
Daniel Neves – www.estudiocarreira.com.br
Comentários estão fechados.