5 passos para trabalhar como uma família
Hoje é sexta-feira, e mais que isso, é Dia da Família! Baita data, não é mesmo? Não. Celebramos o dia da família como qualquer outro dia de nossas vidas, não precisamos de mais um feriado aqui no Brasil. Mas podemos puxar o gancho e aproveitar para falar das famílias que construímos em nosso ambiente de trabalho.
Assim como todas as famílias, a união que você constrói em seu trabalho não será diferente: sempre terá aquela tia cuidadosa, que prepara os doces e coloca a cereja do bolo naquela planilha de Excel; aquele primo fofinho, que solta pérolas e faz perguntas embaraçosas – e que muitas vezes não temos as respostas – como os estagiários; ou os avós inspiradores, que lideram o grupo por seus exemplos de vida, suas conquistas e escolhas bem feitas; a sogrona crítica, sempre pronta para fazer aquela consideração, dar feedbacks e opinião – que é muito válido; e até aquele agregado, o famoso cunhado novo que, como novo analista da equipe, chega querendo agradar de todas as maneiras, mas depois de um tempo já entra para família e já faz parte do mesmo pacote.
Cada vez mais observamos indivíduos que trabalham por propósitos, em busca do que realmente faz sentido para suas vidas e como pode impactar a jornada de outros. Trabalhar em um lugar assim, significa estar com uma equipe que, muitas vezes, passamos mais tempo de nossas vidas e nada mais justo chamá-la de família. As organizações estão em busca de novas maneiras para construir equipes com alto desempenho a partir da cultura que enfatiza confiança e valores. Nessas famílias, é comum um ambiente de trabalho em equipe onde camaradagem e apoio somados a um local de trabalho que celebra oportunidades, transparência e opiniões de todos para enriquecer conversas e diversidade de pensamento, faz com que grandes metas sejam alcançadas, “dobradas” e melhoradas.
Hoje, mais e mais funcionários exigem além de um bom salário. O dinheiro pode atrair as pessoas para empregos, mas propósito, significado e perspectiva de um trabalho interessante e valioso determinam tanto suas conquistas e a vontade que você tem para entregar resultados, quanto, na contramão, a dificuldade por encontrar vontade de trabalhar. Encontrar o significado no trabalho tornou-se tão importante que até os rankings estão mudando de nome sutilmente (Cia de Talentos, por exemplo, mudou de “Empresa dos Sonhos” para “Carreira dos Sonhos”, reparou na sutileza?), pois as pessoas não querem mais trabalhar por empresas, mas sim por seus sonhos.
Há, claramente, conflitos e oportunidades que aparecem frequentemente em empresas com essa abordagem, nem todos são perfeitos, mas este não é o ponto. Tomar uma abordagem familiar significa estabelecer uma base de confiança e uma promessa cultural para se unir como uma – o famoso one team (termo muito usado em campanhas políticas no mundo afora – ex. Trump: One America) para executar os trabalhos e correr atrás do propósito com força máxima.
Resumindo, esse conceito de família one team trata-se de liderança e capacidade de gerenciar as partes para a ação e manter o impulso.
Como de praxe, selecionamos cinco maneiras com as quais um líder pode construir um ambiente familiar e alcançar a excelência no local de trabalho:
- Dar à equipe senso de propriedade
Muitas vezes, na imensa maioria delas, empresas e líderes têm uma decisão tomada sem envolver seus funcionários. Chegam e determinam o que deve ser feito e, portanto, não dão a seus membros o senso de pertencer à equipe. Ao passo que os empregados querem ser parte de algo significativo, os líderes precisam envolver mais pessoas nos desenhos estratégicos e dar mais autonomia para que possam contribuir.
Para construir um ambiente familiar e fazer com que todos da equipe sintam-se “membros do conselho” em seu time, estabeleça limites e metas, mas eleve seu senso de propósito.
- Todos devem se proteger e defender
Conduzir com bondade e intenção. A liderança por medo limita o crescimento de seus funcionários e as oportunidades de realização. Trate seu time como família. Protejam uns aos outros e sempre colaborem para prosperar. Em crises, normalmente, aparecerão talentos que, se amparados, aproveitarão as oportunidades da melhor maneira.
- Compartilhar valores e plano de ação
As expectativas devem basear-se em um conjunto de valores fundamentais que todos possam abraçar para construir uma cultura confiável, que seja justa e sem surpresas. Sua equipe funcionará de forma mais eficiente com um plano de ação claro, um planejamento que permeará o estado de espírito, pois o time saberá que seus impulsos não serão interrompidos por “barreiras”. Um plano de jogo ininterrupto significa que eles podem concentrar-se em resultados.
- Incentivar pessoas a falar
Permita que as pessoas expressem sua voz, compartilhem suas perspectivas e sejam ouvidas. As pessoas não devem sentir que exigem de permissão para expressar suas opiniões. O objetivo é instigar a equipe, não restringir sua participação. Quanto mais pessoas você envolver na conversa, mais você pode se beneficiar de um ambiente familiar que abrace as diferenças. Isso cria lealdade, aumenta a confiança e solidifica uma base de confiança. Além disso, múltiplas vozes permitem a descoberta de oportunidades anteriormente não vistas.
- Desenvolver um Plano de Sucessão
Todos na equipe devem estar cientes de seu plano de sucessão. Seja claro ao estabelecer um road-map para entusiasmar os funcionários sobre a próxima etapa de suas carreiras. Seja transparente com o plano e permita que outros participem com inputs. Com todos torcendo para o sucesso uns dos outros neste ambiente familiar, você elimina armadilhas e cultiva a cultura de ganhar no coletivo.
Os líderes exigem maturidade e confiança em si mesmos para construir um ambiente familiar. As empresas que falham tipicamente são resultado de inveja, falta de confiança e/ou incapacidade de trabalhar em conjunto. Os líderes que conseguem construir um ambiente familiar em seu departamento não só alcançarão mais a curto prazo, mas construirão uma base de trabalho árduo, determinação e perseverança para longo prazo.
É hora de finalmente explodir o mito de que sentimentos não são importantes no trabalho. A ciência está do nosso lado: existem ligações neurológicas claras entre sentimentos, pensamentos e ações, e isso não nos escapa no nosso dia a dia de trabalho. De novo, passamos a maior parte do nosso tempo com nossos colegas de trabalho. Por que não os chamar de família? Quando estamos no aperto de fortes emoções negativas, é como ter alças. Nos concentramos principalmente na fonte da dor. Nós também não processamos informações, nem pensamos criativamente ou tomamos boas decisões. A frustração, a raiva e o estresse aparecem e levamos isso para a nossa casa. Ter uma família ao lado, em nosso trabalho, assim como nós temos no Estúdio Carreira, é uma resposta social, neurológica e psicológica natural às emoções negativas disseminadas.
Porque não importa o que você faz para ganhar a vida, ser parte de uma equipe saudável e de alta performance é vital se você quiser se sentir pleno no trabalho e amando o que faz.
Agora, sua equipe pode ser sua família.
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