Você se conhece?
Quanto você sabe de si? Quais são seus medos? Propósitos? Objetivos? Sonhos? Defeitos? Quais são as suas qualidades? O Canal Estúdio Carreira separou para você um material autoral que utilizamos em nossos processos de coaching e mentoring, que consiste em 33 perguntas de autoconhecimento e um direcionamento de como você pode melhorar a sua vida e a sua carreira!
As vezes pode parecer uma equação matemática que soa muito simples “faça isso e terá isso”. Mas a nossa vida não é tão simples. Tudo que fazemos hoje impacta no nosso ontem e no nosso amanhã e nosso amanhã normalmente é nebuloso, incógnita e duvidoso, pois vivemos a nossa vida na desenfreada busca pelo sucesso e não pelo propósito.
A gema (G) de nossos desejos é viver uma vida de propósito e significado =G;
A alma (A) de uma vida de propósito e significado, é ser útil aos outros =A;
O grande bloco (B) de ser útil e servir aos outros é encontrar paz e felicidade =B;
No centro da busca pela paz e felicidade (PAZ), descobrimos quem somos (QS2).
Ou seja, G + A + B + PAZ = QS2
Sem nenhuma complexidade, certo? Ironicamente, para conseguirmos descobrir o resultado dessa equação imperfeita precisamos decifrar e encontrar com aquela pessoa que nós MENOS conhecemos, que temos dificuldade de assumir os erros e apontar a nossa capacidade, uma pessoa que a maioria de nós dificilmente conhece, mas é a única pessoa com quem passamos cada segundo de nossa existência: nosso próprio eu.
Começo com a primeira pergunta: Voce acha que é a exceção? Se sim, deixe-me perguntar, então: quão bem você se conhece?
Não estamos falando de fazer um teste de personalidade ou aprender sobre o seu histórico familiar. Nem estamos falando sobre suas cores favoritas, seu melhor amigo de infância ou sua experiência de flerte no colegial (ufa! Porque a minha foi terrível) ;)).
Estamos falando de algo muito maior e com uma consequência gigantesca. Estamos falando do seu núcleo, da sua essência, do que mais interessa para você, do que faz você ganhar a vida, do que alimenta a sua alma e do que drena seu espírito, e como saber distinguir se você está fazendo as melhores escolhas enquanto avança na vida.
Se você não se conhece muito bem até que você pode viver uma vida em alinhamento com a sua essência, mas apenas por acidente ou algum golpe de sorte! E isso, meus querid@s, é um risco demais para tomar, então, vamos eliminar esse risco completamente? Certifique-se de que dentro de você mora um individuo alinhado com a sua essência não por acidente ou sorte, mas sim por propósito, por intenção e por vontade.
Maaaas como podemos encontrar o resultado dessa equação? Conhecendo-nos realmente muito bem. Uma maneira de fazer isso é aprender seus valores, paixões e objetivos através das perguntas certas. Aqui estão apenas 33 perguntas que abrem a porta para conversar com você mesmo. Por mim e por você peço que você responda essas perguntas com honestidade para si mesmo e somente as responda quando estiver pronto…… vamos lá?
Copie essas perguntas em um documento de texto, concentre-se em responde-las sem nenhuma interferência externa, ligue aquela musiquinha mais agradável, respire fundo e relaxe o seu corpo com um Hakuna Matata, limpando a sua mente de barulho e desordem e então mergulhe em você. NÃO HÁ RESPOSTAS CERTAS OU ERRADAS. Há apenas você construindo uma ponte com essa coisinha que vive dentro de você:
- Que atividades na sua vida você faz com muita alegria?
- O que você sempre gosta de fazer, mesmo quando está cansado ou apressado? Por quê?
- Se um relacionamento ou trabalho o deixa infeliz, você escolhe ficar e tentar melhorar ou sair?
- O que te faz ter medo de deixar um trabalho ou um relacionamento ruim?
- Até onde vai o seu limite?
- Do que você tem orgulho de ter feito na sua vida?
- Do que você tem mais orgulho no geral?
- Que tipo de legado você quer deixar? O que você quer que os outros contem sobre sua passagem na terra?
- Como você, um ser nesse universo, muda a humanidade para melhor?
- Se você pudesse ter um único desejo concedido, qual seria?
- Quão confortável você está com a sua própria mortalidade?
- Qual é o seu valor central mais alto? (se você leu valor e associou a $, por favor entre em contato urgente conosco!)
- De acordo com a sua percepção, como as outras pessoas o vêem?
- Como você gostaria que os outros o vissem?
- Quão confiante você está em suas habilidades e capacidade para tomar decisões por você e para sua vida?
- Qual é a sua maior crença? Qual o limite dela?
- Quem é a pessoa mais importante em sua vida?
- Quem é a sua inspiração e ou modelo?
- Quem é/são a(s) pessoa(s) que você não gosta e você se relaciona? Por que?
- Voce acredita no amor?
- Se conhecer alguém fantástico para você, mas alguma circunstância o bloquear na sua vida (trabalho, dinheiro, família, ego, raça, credo, religião, hábito), você aceita a circunstância ou luta pelo amor?
- Qual é uma verdade absoluta sua? Uma crença que não importa o que falam você não mudará sua opinião.
- Qual é a sua moral para tomar decisões difíceis? Pense em seus erros diários, suas pequenas corrupções, sua índole e caráter.
- Quais foram meus últimos erros? Eu errei sabendo que erraria?
- Qual é a falha/fracasso que você transformou em sua maior lição?
- Qual o papel da gratidão na sua vida?
- Como você se sente sobre seus pais? Como é seu relacionamento com eles?
- Com que frequência me desculpo dos meus erros?
- Como é seu relacionamento com dinheiro? Voce depende dele?
- Como se sente sobre o envelhecimento algum dia?
- Qual papel tem a educação formal desempenhada em sua vida e como você se sente sobre isso?
- Você acredita que seu destino está predeterminado ou ele está em suas mãos?
- O que você acredita ser o significado de sua vida?
Responda essas perguntas em um documento separado, como falamos, e começaremos um trabalho diferenciado para voce. Tudo isso o ajudará a definir o seu propósito, o que voce quer na sua vida e te ajudará a ser mais feliz com decisões mais precisas.
E se você não gostou das perguntas acima?
Eu sei… Eu sei o quanto essas questões não devem ser fáceis ou confortáveis, mas são importantes para esclarecer e conhecer a sua essência. À medida que você faz perguntas, o processo de auto-conehcimento começa e o seu esclarecimento sobre a vida fica mais suave e muito mais divertido.
Porque nessas respostas estarão aquilo que você pode não saber. Ou tenha medo de acreditar.
Você é ÚNICO no mundo. Brilhante, inteligente e sábio. Você é profundo e fascinante. Você é talentoso e cheio de habilidades. Você é capaz de fazer muito além do que você sonha. Você é amado, amoroso e adorável – e não só pela sua mãe.
Você não é muito velho ou muito gordo ou muito pobre. Você não é muito lento ou chato demais. Você simplesmente não é nada das coisas terríveis que você diz a si mesmo. Você é o contrário.
Você é mais do que suficiente.
Então, enquanto depender de você decidir se esse processo de auto-descoberta vale a pena, confie em nós e nos deixe a direcionar a sua vida. Conhecer a si mesmo vale a pena, somente assim podemos mudar o mundo. Então, faça ou morra tentando!
G + A + B + PAZ = QS depende apenas de voce!
Conte conosco caso tenha dúvidas, perguntas, descobertas e novidades.
Estúdio Carreira, o canal para o seu sucesso.
Comentários estão fechados.