É desorganizado? Eu te ajudo a melhorar isso…
Eu sei muito bem como é esquecer de ir ao mercado comprar o que a mãe pediu, ou quando você não tem a mínima ideia do que tinha para fazer. Imagina quando isso começa a interferir nas suas atividades profissionais como quando você se compromete a fazer algo e simplesmente esquece. Queira, ou não, essa falta de organização influencia a maneira como você é visto pelos outros e acaba tendo uma influência negativa na sua vida profissional, seja por esquecer o que tinha para entregar, ou pelo simples fato de estar sobrecarregado e não dar conta de nada.
Não se preocupe.. muuuita gente sofre com essa desorganização e por isso que venho te mostrar uma técnica que vem me ajudando muito a me tornar uma pessoa mais organizada. Queira, ou não, ainda esqueço de ir ao mercado quando minha mãe pede, mas isso é uma história muito mais complexa e que ficará para um outro momento.
Voltando ao ponto principal. Já tentei de tudo como: fazer listas em papel, usar post-it, fazer uma lista no bloco de notas do computador, entre outras coisa, mas nada satisfazia totalmente minhas necessidades de ter algo rápido e prático para me organizar e guardar as principais informações de cada atividade. Eis que, num fatídico dia, conheci um método chamado KANBAN alinhado com uma ferramenta muito boa chamada Trello.
O que é o KANBAN?
Um jeito simples e prático de você organizar tudo que tem na mente. Nessa metodologia você dividirá as atividades em:
- A fazer
- Fazendo (Executando)
- Feito
O que é o Trello?
É a ferramenta que vai te ajudar a colocar o KANBAN em prática. Gratuíta, só criar uma conta e começar a usar.
Como fazer?
- Depois de criada a sua conta no Trello, basta criar um novo Quadro.
- Ao faze-lo deve-se criar uma lista para cada um dos passos do método Kanban.
- Depois que cada lista estiver criada, é só começar a criar os cartões. Eles serão cada uma das atividades que terá de fazer. Em cada cartão você poderá:
- Colocar uma data para entrega dessa atividade. (Veja que o Nemo está morrendo de fome pois a comida dele acabou ontem)
- Criar um checklist – uma lista de atividades. Eu matei meu peixe, mas entreguei o trabalho… poderia ser diferente e todos poderiam viver.
- Comentários (dá para compartilhar quadros com teus amigos, se quiser).
- E inúmeras outras opções, basta explorar.
- Quando terminar uma atividade, só move-la para direita.. simples assim. O objetivo é levar todos os cartões para a coluna Feito.
PS: É possível fazer tudo que foi dito pelo aplicativo do celular.
E agora?
Crie uma conta no Trello e comece a por em prática esse método. No começo é um pouco complicado (eu sei), mas tente ter essa disciplina. Você verá que te ajudará muito no quesito organização e, consequentemente, na sua carreira.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o Kanban:
https://www.culturaagil.com.br/kanban-do-inicio-ao-fim/
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